Saiba quais Doenças possuem relação com a Saúde Bucal

Saiba quais Doenças possuem relação com a Saúde Bucal

Você vai com frequência ao Dentista? Não tenha medo de dizer não, atualmente a população brasileira pouco se preocupa com a saúde bucal, e na maioria dos casos só procura o dentista em casos de emergência, ou estética muito grave.

Mas após ler este artigo eu tenho certeza que você mudará o seu conceito em relação a isso, pois hoje eu vou trazer para você algumas doenças que estão relacionadas à saúde bucal, e podem ser evitadas em uma simples visita ao dentista. Vamos lá? Espero que tenha uma boa leitura.

Veja as principais doenças que estão relacionadas à saúde bucal:

1 – Câncer de boca: Sintomas, Causas e Tratamento: O câncer de boca trata-se de um tumor maligno que pode se desenvolver em toda a região da boca como os lábios, gengiva, céu da boca, glândulas salivares e amígdala.

– Causas do Câncer de boca: As principais causas do câncer de boca relacionada principalmente aos hábitos de fumar e consumir bebidas alcoólicas, quem possui estes hábitos tem chances maiores de ser diagnosticado com câncer de boca.

– Fatores de risco do Câncer de boca: Simples hábitos que são esquecidos podem ser causadores do câncer não somente na boca como em outras regiões do corpo. Alimentação pobre em vitaminas e minerais, exposição ao sol que contribui para o câncer de lábio e claro a falta de higiene bucal.

– Onde realizo exames para saber se estou com câncer de boca? Uma simples ida ao dentista já permite que o especialista identifique qualquer anormalidade. Caso você sinta algo diferente em sua boca também pode procurar por ajuda em postos e centros de saúde.

– Posso prevenir a doença com autoexames? Sabemos que podemos diagnosticar o câncer de próstata ou mama realizando exames anuais e no câncer de mama fazer o autoexame também é eficiente para o diagnostico prematuro, beneficiando mais chances de cura. Com o câncer de boca não é diferente. Existem técnicas simples onde você mesmo sabendo reconhecer uma estrutura normal da boca, logo saberá identificar algo que seja incomum.

Mudanças visíveis como alteração na textura e aparência dos lábios ou parte interna da boca, feridas e inchaços ou até mesmo caroços são motivos para procurar um consultório odontológico e pedir um exame.

Lembrando que para realizar o autoexame é importante estar em frente ao espelho em um local iluminado. E mesmo que não encontre nada a visita ao dentista devem ser realizados no mínimo a cada seis meses.

– Sintomas do câncer de boca: O câncer de boca algumas vezes pode ser confundido com uma afta, pois são feridas que se formam na boca algumas vezes com aparições de caroços, inchaços, dormência e sangramentos sem causas conhecidas a diferença da afta é que elas demoram para cicatrizar ou sequer cicatrizam.

Dor de garganta que não melhora mesmo tomando medicamento, manchas brancas ou vermelhas na parte interna da boca e garganta e ao redor da língua também são sintomas também comuns.

Em casos mais avançados também é possível encontrar caroços no pescoço, perda de peso, dificuldade para falar e engolir e mau hálito frequente.

– A visita ao dentista é um fator primordial para o diagnostico prematuro: Antes de observar qualquer anormalidade é muito importante fazer visitas rotineiras a um cirurgião dentista, onde ele poderá diagnosticar qualquer lesão ainda em seu inicio antes mesmo que se transformem em um câncer.

E caso você tenha mais de 40 anos com hábitos de fumar e beber deve ficar ainda mais atento e visitar o dentista com maior frequência.

– O que fazer para prevenir o câncer de boca? Bom à prevenção para o câncer de boca assim como qualquer outro é cultivar hábitos saudáveis como:

·         Visitar o dentista regularmente;

·         Manter a higiene bocal;

·         Fazer o autoexame;

·         Evitar ou reduzir o consumo do tabaco e álcool;

·         Praticar atividade física;

·         Ter uma alimentação baseada em frutas, verduras e legumes;

2 – Endocardite: Sintomas, causas e tratamento: A endocardite é uma infecção do endocárdio o revestimento inverno do coração. E você deve estar se perguntando como uma doença no coração pode ser diagnosticada pela boca, é que ela acontece após a formação de uma bactéria ou germe de outra parte do corpo, principalmente da boca se espalha pelo sistema sanguíneo afetando o coração.

Quando a corrente sanguínea passa dos átrios para os ventrículos as válvulas acabam impedindo o sangue de voltar, fazendo com que ele percorra somente em um sentido. São através destas válvulas que pode ocorrer à infecção por micro-organismos, bactérias, fungos e vírus.

Quando a doença não é tratada logo no inicio as válvulas do coração são destruídas trazendo complicações para o resto da vida do paciente.

– Causas da Endocardite: A grande maioria dos casos de endocardite ocorre por conta da entrada de bactérias e fungos pela corrente sanguínea que acabam viajando até o coração. Estas bactérias e fungos são causados pela:

·         Má escovação dos dentes que tornam os dentes e gengivas não saudáveis permitindo que bactérias (até mesmo dos alimentos) se instalem nesta região;

·         Cateteres e agulhas;

·         Procedimentos odontológicos que causem cortes na gengiva;

·         Infecções na pele, intestino ou até mesmo através de DST.

Quando estas bactérias entram na corrente sanguínea e chegam ate o coração não quer dizer necessariamente que a endocardite será desenvolvida, pois na maioria das vezes o próprio sistema imunológico destrói estas bactérias. O desenvolvimento da doença acontece na maioria dos casos em pessoas que já possuem um histórico de doenças no coração principalmente nas válvulas.

– fatores de Risco da endocardite: Pessoas que já tiveram a endocardite, ou possuem defeitos congênitos ou válvulas artificiais são indicados como mais propicias para o desenvolvimento da endocardite. Além disso, outros problemas no coração, histórico de consumo de drogas injetáveis e cáries ou problemas gengivais também precisam estar atentas.

– Quais são os sintomas da Endocardite? A doença pode se desenvolver de forma repentina ou lentamente, estar atento aos sintomas é muito importante para que possa diagnosticar ainda em seu inicio.

Os sintomas da endocardite mais comuns são:

·         Sopro no coração;

·         Fadiga;

·         Febre e calafrios;

·         Dores musculares e nas articulações;

·         Respiração curta;

·         Palidez;

·         Perda de peso;

·         Tosse persistente;

·         Alterações na urina como a aparição de sangue;

·         Suor no abdômen, pernas e pés;

·         Manchas roxas ou vermelhas na pele;

·         Manchas brancas nos olhos ou dentro da boca;

·         Pontos vermelhos e doloridos embaixo da pele dos dedos.

– Procurar por ajuda médica é importante quando: Caso você perceba os sintomas de endocardite é muito importante procurar um médico imediatamente para que ele possa realizar uma avaliação mais precisa, afinal de contas os sintomas são os mesmos para outras doenças menos sérias.

Então visitar o seu dentista regularmente é muito importante para realizar o tratamento de possíveis caries ou problemas gengivais que possa ter.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.