Tire todas as suas dúvidas sobre o aparelho ortodôntico

Tire todas as suas dúvidas sobre o aparelho ortodôntico

Ter um sorriso bonito é sem dúvida nenhuma o sonho de qualquer um, e atualmente este sonho tem sido cada vez mais acessível por conta do aparelho ortodôntico onde nos últimos anos cresceu as formas de tratamento com baixo custo e resultados garantidos.

A procura de um dentista para a colocação do aparelho está cada vez maior, mas você sabe a função de cada um? Bom, continue a leitura, pois este será o assunto que iremos tratar hoje.

Veja as fases do tratamento ortodôntico

Quando você vai até um consultório dentista com a intenção de colocar o aparelho é muito importante que você esteja ciente de todas as fases que este tratamento terá.

Primeira consulta

Na primeira consulta o dentista fará uma avaliação geral sobre o estado da sua saúde bucal. A partir deste diagnostico ele ira verificar qual a melhor forma de iniciar o seu tratamento, onde caso seja necessário realizar alguma extração ou tratamento de cárie antes de iniciar a correção da arcada dentária.

Este passo varia muito de acordo com a saúde bucal de cada paciente.

Documentação Ortodôntica

Após a primeira consulta é importante que você esteja ciente que não sairá de lá já com o aparelho. Antes da primeira avaliação, é necessária a realização de diversos exames complementares que são feitos em clinicas radiológicas, onde é feito raios-X e moldes da arcada dentária do paciente.

Esta documentação é muito importante para que o dentista consiga elaborar um diagnostico e planejamento mais eficaz.

Aparelho ortodôntico

Feito isso, chegou o momento de o dentista te informar qual tipo de aparelho odontológico é mais eficaz para o tratamento do paciente. O preço irá variar de acordo com o tipo de aparelho e também do seu dentista onde possui diversas variações como especialidade e região em que ele faz o atendimento. Por tanto se você quer economizar vale a pena pesquisar e se puder fazer a avaliação em vários consultórios.

Aparelhos móveis auxiliares

De acordo com o tipo de tratamento que será abortado, em alguns casos também é necessário o uso de aparelhos auxiliares, cuja função de alguns, por exemplo, é a de abrir a arcada para que seja possível a colocação do aparelho. Este não é necessário em todos os casos.

Manutenção mensal

Após a colocação do aparelho, será necessário fazer visitas continuas ao dentista para que ele possa ajustar e acompanhar o tratamento. Na maioria dos casos está visita é realizada mensalmente onde é preciso pagar uma taxa de manutenção.

O período de tratamento geralmente não é estipulado já que dependerá muito de como será o desenvolvimento do tratamento.

Aparelhos de contenção

Após o termino do tratamento, ainda assim é preciso realizar o acompanhamento ao dentista para que ele possa acompanhar se está ocorrendo alguma movimentação adversa. E também é muito importante a utilização do aparelho de contenção que garantirá a sustentação dos dentes no seu posicionamento correto. Após toda a arcada estar estabelecida o uso deste aparelho não é mais necessário.

Tipos de aparelhos ortodônticos

Após o termino do tratamento, ainda assim é preciso realizar o acompanhamento ao dentista para que ele possa acompanhar se está ocorrendo alguma movimentação adversa. E também é muito importante a utilização do aparelho de contenção que garantirá a sustentação dos dentes no seu posicionamento correto. Após toda a arcada estar estabelecida o uso deste aparelho não é mais necessário.

 Aparelho fixo: O tipo de aparelho mais comum, que é feito através de bandas, fios e braquetes que permitem que os dentes façam movimentos precisos de acordo com a forma que o dentista o ajusta. Este tipo de aparelho é muito confortável na boca, porém exige um cuidado maior com a higienização.

Aparelho fixo estético: é basicamente a mesma coisa do anterior, sua função também é a de estimular a movimentação dos dentes desalinhados para a sua posição correta. A diferença que ele possui é que ao invés de ser metálico ele é feito de materiais transparentes.

Para ter este resultado os braquetes são confeccionados geralmente com porcelana, safira ou policarbonato o que o torna mais discreto no sorriso do paciente.

 Aparelho móvel: O aparelho móvel é o mais indicado para crianças até 12 anos, sua função é a de manter os dentes em sua posição correta e para obter bons resultados é muito importante utilizar constantemente para que não prejudique o tratamento.

Expansor Palatino: Um aparelho odontológico pouco conhecido, a sua função é de aumentar a largura do palato (céu da boca) promovendo um ganho transversal, indicado em casos de mordidas cruzadas, quando o arco superior é mais estreito em relação ao inferior.

Para casos mais críticos além do uso do aparelho palatino também é necessário realizar uma intervenção cirúrgica, por tanto quanto mais cedo for à procura de um tratamento melhor e mais rápido serão os resultados.

Aparelhos alinhadores: Mais procurado nos casos estéticos, este aparelho é sofisticado, feitos sob medida e praticamente invisíveis. São confeccionados através de um software que permite visualizar todos os resultados pretendidos com o tratamento.

Este tratamento além de estético e higiênico é praticamente indolor e muito eficiente em seus resultados. Indicado também para pessoas que possuem alergia ao níquel, material utilizado em aparelhos metálicos.

Aparelho Lingual: O aparelho lingual também pode ser considerado um aparelho invisível, pois ele é colocado na parte interna dos dentes ficando em contato direto com a língua. Além desta vantagem estética o aparelho lingual é indicado também para praticantes de esportes, pois não possui grande contato em casos de traumas.

Tratamento e cuidados

Para saber qual o aparelho odontológico ideal para o seu caso é muito importante que você converse abertamente com o seu dentista apontando todas as suas necessidades, para que assim possa ser traçado o melhor tratamento para você.

Independente do tipo escolhido, a utilização correta do aparelho odontológico é o fator principal para os resultados serem garantidos, não deixe de ir às consultas periódicas com o seu dentista para que ele possa acompanhar como está o desenvolvimento do tratamento.

A higienização também é muito importante, garantir uma boa escovação sempre após as refeições, e se certificando de que não constam restos de alimentos presos no aparelho garante uma limpeza eficaz dos dentes e também evita a formação de cáries e mau hálito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.