Por mais que seja pouco divulgada a perda de um ou mais, ou até mesmo de todos os dentes ainda é comum. Porém com o avanço da tecnologia é possível reparar este dano através da prótese dentária, a grande responsável por resgatar sorrisos. Atualmente temos alguns tipos de próteses divididos em duas categorias, as móveis e fixas, que acabam gerando muitas dúvidas sobre qual escolher. Você também está passando por isso?
Pensando nisso hoje trouxemos este artigo que trata muitas informações pertinentes ao assunto e que com certeza te ajudará a tomar a melhor escolha para o seu caso.
Quando se deve recorrer à prótese dentária?
A prótese dentária torna-se urgente após a perda de um ou mais dentes, afinal de contas o sorriso faz parte do nosso dia a dia e quando ele torna-se incompleto pode abalar muito a autoestima do paciente.
A perda do dente pode ocorrer através de diversos fatores, acidentes, traumatismos, doenças na gengiva e cárie.
Quando ocorre a perda destes dentes os que estão ao lado começam a se movimentar de maneira que comece a preencher este espaço vazio, conforme o passar do tempo pode causa um desequilíbrio em toda a arcada dentária.
Nestes casos é indicada a prótese dentária tanto a fixa considerada a melhor quanto a móvel, resgatando a função mastigatória, fonética, restauração da arcada dentária e também estética.
A prótese pode ser a substituta independente da quantidade de dentes perdidos, pode ser desde apenas um até todos os dentes da boca. E de acordo com a situação é recomendado um tipo de prótese trazendo a melhor solução para cada caso.
O que não pode é deixar de ser feito, já que a falta do dente pode prejudicar todo o restante da dentição, além de abalar muito a auto-estima do paciente.
Você pode recorrer a qualquer cirurgião dentista, já que não é preciso nenhum tipo de especialização para este tipo de tratamento, mas claro lembrando que a experiência e indicação de casos de sucesso são muito importantes para um tratamento rápido e eficaz com o mínimo de dor.
Após recorrer ao dentista de sua confiança ele será capaz de avaliar qual o melhor tratamento para solucionar o seu caso.
Quais são a média de preços para cada tipo de prótese dentária?
O preço não possui variações muito grandes de um dentista para o outro, claro que a região também conta muito, o fato de existirem também profissionais com mais qualificações que outros também podem interferir no preço. Por tanto pesquisar bem e fazer a avaliação em mais de um é muito importante.
Para ter uma base você pode conferir a Tabela de preços de prótese dentária do Brasil, mas esta é somente uma base já que o preço pode ter as variações que eu citei acima, lembrando também que cada caso é um caso e a quantidade de dentes é um grande fator para o valor final.
Veja os tipos de Próteses dentárias:
Atualmente temos dois tipos de próteses a removível e a fixa. No caso da removível o paciente possui a liberdade de retira-la quando quiser, principalmente para realizar a higienização da mesma ou dormir. Já a fixa ele fica praticamente como um dente comum, sua estrutura é parafusada em implantes ou no dente natural caso a sua raiz esteja saudável ou direto no osso do maxilar.
Ambos os tipos podem ser parcial ou total, ou seja, podem cobrir todos os dentes no caso de perda total, ou apenas alguns.
Prótese total removível
A prótese dentária removível conhecida popularmente como dentadura é a mais utilizada atualmente, principalmente nos casos em que o paciente perder praticamente todos os dentes. Desta forma é feita uma estrutura de acrílico que substitui os dentes perdidos, seguindo o formato da cor, tamanho e aparência dos dentes naturais para que não fique algo artificial. Por conta disso a confecção da prótese removível perfeita demanda habilidades do profissional no momento de confeccionar, onde é preciso que ele saiba quais são as condições dos rebordos remanescentes.
A desvantagem desta prótese é que ela demanda cuidados especiais no momento da higienização. Além de muitas vezes causar insegurança no paciente que ficam com medo de que ela caia quando estiver falando. A sua instalação é a mais fácil e indolor.
Prótese parcial removível (PPR Roach)
Este tipo de prótese é indicado nos casos em que o paciente perdeu um bom número de dentes remanescentes, mas não todos, onde não é necessário a extração ou desgaste dos dentes remanescentes que permaneceram.
A prótese conta com fácil manutenção, a sua instalação é feita a base de conectores, grampos e selas que trazem mais segurança ao paciente deixando a prótese fixa sem correr o risco dele se mover conforte a movimentação natural da boca para conversa.
Na maioria dos casos este tipo de prótese é confeccionado com ligas de cobalto e cromo e segue os mesmos padrões de confecção da prótese total removível.
Prótese Fixa
Está é conhecida popularmente como “ponte” ou “coroa” indicada quando o paciente danifica apenas um dente, por exemplo, em casos de obstrução por carie.
Quando a coroa do dente é inutilizada o dentista faz o tratamento de canal e cimenta a prótese unitária. Em casos em que o dente já passou pelo tratamento do canal não é necessário repetir o procedimento, é feito apenas o desgaste deste dente para que possa ser feito a nova coroa com material cerâmico.
Para realizar este tipo de procedimento, o paciente ainda deve ter parte do dente remanescente, onde é removido apenas à parte em que está danificada e o restante serve como pilar para a colocação da prótese.
Prótese Flexível
Uma versão renovada da prótese removível, porém dispensa o uso de grampos e toda a estrutura a sustentação da prótese tradicional. Este tipo de prótese é confeccionado com uma resina flexível e é indicada para pacientes idosos como prótese provisória ou em casos de reabilitação.
Implante redentor da prótese fixa
Atualmente a opção mais procurada por se tratar de praticamente uma réplica perfeita do dente. O implante é instalado diretamente no osso do maxilar, substituindo a raiz e os dentes naturais.
Geralmente indicado quando o paciente se incomoda com o uso da prótese removível ou não é possível a sua utilização.
Os implantes são confeccionados em acrílico ou cerâmica onde permite que os dentes tenham um aspecto parecido com os naturais.
A grande desvantagem está na higienização, onde embora pareçam dentes naturais exige uma limpeza mais minuciosa, e também a visita continua ao dentista para a realização de uma limpeza profunda.
A prótese fixa proporciona ao paciente mais segurança e confiança.
Saber qual a melhor opção exige muito diálogo entre o paciente e o dentista, onde ambos irão avaliar qual a melhor solução para o caso.
Deixe uma resposta